sexta-feira, 21 de setembro de 2007

ANIMAIS ESPECIAIS.




Segunda-Feira, 30 de Janeiro de 2006.

Jornal Hoje TV Globo.


Gatos com olhos coloridos


Van, na Turquia, ganhou as manchetes dos jornais por ser um dos focos da gripe aviária, fora da Ásia, mas antes mesmo da doença das aves, Van já era conhecida por um outro motivo.
A cidade é famosa pelos gatos com olhos coloridos. O lago de Van é bonito, famoso. Resultado de erupções de vulcões. A água dele é seis vezes mais salgada do que a do mar. A cidade tem uma historia triste. Foi o epicentro do primeiro genocídio do século XX, quando tropas turcas mataram mais de um milhão de armênios logo depois da Primeira Guerra Mundial.

Um assunto que ainda provoca polêmica no país. Só duas mesquitas sobreviveram à destruição do que era uma cidade de 80 mil habitantes. Os armênios eram cristãos e foram expulsos da região.

Para um local que sofreu tantas guerras, terremotos, perseguições, a gripe aviária é um desastre a mais, algo que ainda está longe de ir embora.

Em toda a região só se fala de galinhas, patos, perus e a gripe aviária, mas Van é famosa por um outro animal, raríssimo, o gato. Nesses tempos da doença, bem que todos queriam ter sete vidas. Os gatos de Van escaparam por pouco de perder a última que tinham.

Um projeto da universidade local tenta salvar os bichanos que estavam quase em extinção. Um professor explica que existem dois gatos famosos na Turquia: o angorá, nome que vem da capital Ankara, e o gato de Va, este tem um problema genético.

De cada quatro gatos que nascem, um tem essa característica única no mundo animal de ter um olho de cada cor: um azul, outro amarelo.

Uma mutação genética é tudo o que os cientistas não querem que aconteça com o vírus da gripe aviária. Já com os gatos não tem problema, eles viram estátua e atração para os turistas.

Nenhum comentário: